segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O LARGO DA PALHA, HOJE PRAÇA DA REPÚBLICA

A Praça da República, no centro de São Paulo, é um dos pontos mais visitados por turistas e moradores da cidade.
Isso se deve à sua localização, próxima a avenidas de grande movimento, como a Av. Ipiranga e a Av. São Luís, ruas comerciais, como a Vinte e Quatro de Maio, Sete de Abril e Barão de Itapetininga e outros indispensáveis pontos turísticos, como o Theatro Municipal e o Viaduto do Chá. 
A praça, originalmente chamada de Largo dos Curros era, no século XIX, palco de rodeios e touradas. 
Após essa fase, foi chamada de Largo da Palha, Praça das Milícias, Largo Sete de Abril, Praça 15 de Novembro e, em 1889, passou a ser Praça da República. 
Lar de grandes manifestações políticas que mudaram a história do país, abriga edifícios históricos, como a Escola Normal Caetano de Campos (tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, Condephaat, em 1978), que em seus anos de operação, recebeu grandes personalidades nacionais e, hoje, é o prédio onde funciona a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 
Na praça encontra-se também um dos projetos do renomado arquiteto Oscar Niemeyer: o Edifício Eiffel, inaugurado em 1956. 
A praça também possui um pequeno parque infantil e diversas pontes e chafarizes. 
Aos domingos, desde 1956, acontece a popular Feira da Praça da República, voltada principalmente para as artes. Esta começou como uma pequena feira de selos e hoje conta com mais de 600 barracas dos mais diversos produtos, incluindo artesanato vindo do Norte e Nordeste do Brasil e de países vizinhos, como o Peru, artigos de decoração, esculturas, roupas, brinquedos, bijuterias, além de comidas típicas, massas, lanches e doces em sua praça de alimentação.
Fonte: IBGE

Nenhum comentário: