segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ESTÁDIO DO PACAEMBU



O Estádio do Pacaembu foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940, com a presença de 50 mil espectadores. 
O primeiro jogo de futebol foi realizado um dia depois da inauguração, no dia 28 de abril, entre o Palestra Itália (Atual Palmeiras) e o Coritiba. 
Dez anos após sua inauguração, São Paulo foi escolhida como uma das sedes para a Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil, sendo o Pacaembu o estádio paulista para a competição. O estádio foi o local de seis partidas do torneio. 
Em 1954, através da Lei Municipal nº 4.489, a Grande Praça em frente ao estádio passou a se chamar "Charles Miller", em homenagem ao homem que introduziu o futebol à cultura brasileira, vindo da Inglaterra. 
Em 1963, os Jogos Pan-Americanos foram realizados em São Paulo, e o Estádio do Pacaembu abrigou competições de atletismo, saltos ornamentais, natação e boxe. Foi também escolhido como palco das cerimônias de abertura e encerramento do torneio. 
Na década de 1970, o Sport Club Corinthians Paulista passou a utilizar o estádio como sua casa, visto que suas instalações no Parque São Jorge não seriam suficientes. 
Em 1974, o estádio chegou a receber 100 jogos em um só ano. Uma grande reforma no agora Complexo do Pacaembu foi realizada no início de 1983, onde ocorreu a recuperação da estrutura de concreto das arquibancadas, marquises e passarelas, reforma geral dos bancos do setor das numeradas, reparos do piso e das paredes dos banheiros, adequação das instalações elétricas, entre outras reformas. 
No dia 27 de abril de 1984, o Pacaembu foi reaberto na comemoração do seu aniversário de 44 anos. Na ocasião, a pintura do estádio foi feita de modo a ficar igual àquela utilizada em 1940. 
Durante a década de 90 foi palco para grandes shows e festivais, além de jogos do Campeonato Estadual, Campeonato Brasileiro e de competições internacionais, como a Copa Libertadores da América. 
Nesta década, o Complexo do Pacaembu foi tombado, junto com a Praça Charles Miller, como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo. 
Em 2004, o Ginásio do Pacaembu passou por reforma e foi reinaugurado, contando com arquibancadas para 4 mil pessoas e quadra poliesportiva.
Fonte: IBGE.
 

Nenhum comentário: