domingo, 25 de maio de 2014

UM GRANDE INCÊNDIO

"Violento incêndio destruiu completamente em São Paulo a Loja da Índia e o Hotel do Oeste.
- Antes que o fogo se propagasse foram removidos por populares, do Hotel Paulista, grande quantidade de mercadorias das casas Indrizzi, Salão Brasil e Madame P. Noschesi & Irmãos.
- O fogo chegou no estabelecimento do senhor João Panzer e Companhia, no prédio número 10 do Largo de São Bento, e ameaçava ser levado á importante firma E. D`ell`Aqua & Companhia, situada no número 12, que também sofreu grandes prejuízos causados pelas águas.
- Dizem os colegas paulistas: - Em toda a vida jornalística, não nos lembramos de ter presenciado um tão horríssono espetáculo.
- A Loja da Índia e o Hotel do Oeste foram completamente destruídos pelas chamas; os prejuízos do Salão Brasil também são enormes.  
- O senhor José Antunes dos Santos, sócio da Casa Orey, Antunes e Companhia, que se achava hospedado no Hotel Do Oeste, ali deixou uma mala contendo dinheiro, no valor de 70:000$000 e papéis de importância.
- Os prejuízos deste horrendo incêndio são calculados em centenares de contos."  

Transcrito do extinto jornal "O DEMOCRATA", de Capão Bonito do Paranapanema, de 28 de julho de 1901, do acervo de Luiza Valio.

Nenhum comentário: